04/05/2013

O crime e o menor

POR PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

Mais uma vez o país debate uma questão antiga. Depois de alguns casos seguidos de crimes praticados por adolescentes – garotos de até 17 anos –, voltou com tudo o dilema que, em várias ocasiões, já esteve presente na ordem do dia.

Afinal, deve-se tratar um menor de 18 anos do mesmo modo com que um adulto é tratado quando comete um crime? O Brasil deve adotar nova lei que reduza a chamada maioridade penal?

Nos últimos dias, o tema ganhou impulso depois que o governador do Estado mais rico e poderoso da nação – São Paulo – defendeu a medida. O tucano Geraldo Alckmin se manifestou com ênfase ao apresentar alegações para a ideia.

Na verdade, seus argumentos podem ser resumidos em um ponto. É cada vez mais frequente a ocorrência de assassinatos, assaltos, sequestros, entre outros delitos graves, em que menores estão entre os mentores.

Há fortes opositores. Além de esferas políticas, entidades de direitos humanos rechaçam a alteração na lei. Não parece haver chance de acordo. Isto é Brasil.

(*) Sobre o Autor - PAULO CAMINHA é jornalista e doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é jornalista correspondente e professor universitário aposentado.

Acesse nosso blog: http://paulocaminha1.blogspot.com.br/

Nenhum comentário: