23/05/2013

A vida é um perde-ganha

PAULO CAMINHA (*)
Jornalista e Escritor

A vida é um perde ganha. Ganha-se com a vida, perde-se com a morte.Ganha-se com o sorriso, perde-se com a lágrima.Ganhar...perder...Ganha-se na felicidade, perde-se na tristeza.Perde-se com a partida e ganha-se no retorno querido e ansiado.Ganha-se no sonho, na fantasia, na ilusão.Ganha-se com o esforço de cada luta, perde-se no comodismo cinzento dos incapazes.Ontem foi o dia de ganhar você, depois de brigar, de lutar, de brigar com mil palavras, com mil razões, onde só havia crença nas trevas, pedras pelo caminho, abismos nos atalhos.Sim, ontem foi o dia de ganhar você, por inteiro, no meu abraço, no meu peito, ao meu lado.E ganhar você, não num jogo, numa disputa mas, das cismas, das mentiras, das acusações cômodas de falsos juízes que grassam por aí, cheios de razões e pudores, cheios de medo, de covardia, de frescura e, o que é bem pior, de incapacidade.A vida é um perde-ganha.Precisa-se de consciência no ganhar e dignidade no perder.A vitória não é tudo.Perder não é o fim.É preciso saber festejar a vitória e coragem para reunir restos de forças e partir para nova luta se houver outra chance de disputa e aí, se dessa vez conseguir ganhar, a vitória será dupla: pela força com que se terá vencido o desânimo e pelo ideal que, por certo, haverá de conduzir à glória.

Ganha-se com a amizade sincera e desinteressada.Perde-se com a falsidade dos interesseiros, oportunos que se refestelam no anonimato de suas acusações covardes e atiram pedras, as primeiras, as segundas e tantas outras, desde que escondidos, desde que não mostrem a face medrosa dos ineptos, dos que não olham nos olhos porque não sabem levantar a cabeça.

Ontem foi o dia de ganhar você, por inteiro, já disse.Tê-la junto de mim, dentro do meu abraço, no aconchego morno da cumplicidade, no mistério sagrado das supremas entregas nos instantes furtivos do amor...

Ontem foi o dia de ganhar você.E você veio, bela como nunca (é por isso que me fico a contemplar-te com esse sorriso bobo nos lábios, enternecido com a visão magnífica da tua abençoada beleza).E você veio para a primeira intimidade do momento a sós que fez ruir os muros da timidez e acabou de vez com o medo que abafava teus gemidos de prazer.E viestes com a promessa de ficar, de seres única, verdadeira, real e não um sonho acalentado por tanto tempo, muito tempo!

Ontem foi o dia de ganhar você. Não sem luta, não sem briga, não sem lágrimas, não sem dor.E só assim tem valor.E só assim é bom o sabor da vitória.Ontem foi o dia de ganhar você.É preciso que mais ainda seja feito para conservar-te porque um dia, assim, sem mais nem menos, até mesmo em nome de nada, pode ser o dia de perder você e, como a vida é um perde e ganha, eu quero, com a mesma altivez com que ergui meu brinde à vitória, erguer minha cabeça com dignidade para aceitar a perda, consciente da necessidade de juntar força, reerguer-me e partir, novamente, para outra batalha, na mesma luta, nessa guerra para não perder você...

(*) Sobre o Autor - PAULO CAMINHA é jornalista e doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Paulo Caminha é jornalista profissional desde 1980. Trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV). Atualmente é jornalista e professor universitário aposentado.

Fale com o editor do Blog: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br

Nenhum comentário: