27/05/2013

A verdade incomoda

Por PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

Olha, caro leitor, se tem uma coisa que é pura perda de tempo é tentar intimidar jornalista com processos na Justiça. Não que estejamos acima do bem e do mal e que sejamos inatingíveis. Nada disso. É que alguém só escolhe ser jornalista por convicção de que poderá defender as suas idéias, a sua ideologia, a sua opinião. Mesmo que a Justiça venha a condená-lo, tire-lhe o direito de exercer a sua profissão, ainda assim o jornalista continuará com a sua opinião. E o bom profissional a defenderá até o final. Elementar.

Todas as vezes que vejo alguém defender que vai processar um jornalista procuro saber dos detalhes do porquê daquele tipo de procedimento. Se a atitude tem o objetivo de fazer medo, de acuar, repito: é pura perda de tempo. Agora, se a atitude tem o objetivo de procurar corrigir um erro ou coibir os picaretas da profissão - e olhe, caro leitor, que existem muitos! - aí eu estou de acordo e sempre aconselho as pessoas que perguntam a minha opinião dando esse diagnóstico.

Se tirarem a minha voz, vou grunir; se cortarem a minha língua, farei gestos e se cortarem meus braços e pernas ainda terei comigo a minha consciência, que ninguém - NINGUÉM MESMO - poderá nunca comprar ou amedrontar.

Nota do Blog: “Quem admite e aceita a pequenez jamais deseja ser outra coisa senão o que é.”

Fale com o Editor: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br

Um comentário:

Antônio Morador disse...

Uma das grandes virtudes de um jornalista é ter coragem de falar e assumir publicamente o que diz.Parabéns, caro jornalista.Avante, precisamos de vc em canavieras.Um abraço.