18/05/2013

Almir em busca da governabilidade

POR PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

Não é nenhuma novidade que, apesar do esforço que vem fazendo, a gestão Almir Melo continua enfrentando enorme desgaste. Praticamente todas as áreas são alvos de conflitos, carecem de solução para resolver os problemas que se avolumam. E, em vez disso, novos entraves surgem para serem vencidos.

A crise vem entediando adversários e, principalmente, aliados que perderam o prumo até para defender o governo.

E nesse momento o caminho se estreita já quase alcançando o final do primeiro semestre do terceiro ano de mandato sem reações aparentes. Reagir é preciso.

Alguns encaminhamentos estão em curso como cartadas finais na busca da governabilidade. E como não poderia deixar de ser, a necessidade para que o governo possa consolidar ações importantes exigem passos decisivos na seara política.

Mas antes de permanecer entre a cruz e a espada, Almir decidiu se desviar do xeque-mate e assumiu a condição de “aliado” da presidenta petista Dilma Rousseff, a única fresta encontrada para tentar recuperar nacos de credibilidade e fazer valer alguma coisa para ainda fazer um final de governo diferente.

Cortou na própria carne ao recusar participar do programa nacional dos Democratas com a recomendação de bater no Governo Federal da amiga Dilma. Lógico que ganhou ponto com o Planalto.

Resta saber se o preço que vai pagar estará patenteado por um valor justo. Não há dúvidas de que conseguirá recursos para tocar ações importantes e necessárias principalmente nas áreas de turismo, saúde e educação.

O que não se sabe é se há tempo para que o prefeito possa fazer as pazes com a população e assegurar a condição de chegar bem no processo de reeleição. O tempo é quem vai dizer.

(*) Sobre o Autor - PAULO CAMINHA é jornalista e doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Paulo Caminha é jornalista profissional desde 1980. Trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV). Atualmente é jornalista e professor universitário aposentado.

Acesse e leia o blog: http://paulocaminha1.blogspot.com.br/

Um comentário:

Pedro Silva disse...

Caro Jornalista!
Os políticos não conhecem nem o ódio nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento.