22/05/2013

Jovens dominados pelo tráfico


Por PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

Os índices alarmantes de violência continuam a preocupar a população de Canavieiras que, de bucólica, virou uma cidade tão violenta como outra qualquer. Não se pode ignorar que o aumento da violência é reflexo de uma causa social maior, como a falta de perspectivas para os jovens, a falta de qualificação profissional e o aumento do consumo de drogas.

Apesar de avanços tímidos em algumas áreas, como saúde, educação e infraestrutura, Canavieiras vive o drama de não oferecer opções saudáveis e adequadas a seus jovens. A ausência de uma política social nesse sentido é gritante. Sem opções, muitos acabam sendo levados à ociosidade e ao tédio; que estão a um passo do crime. Como reverter essa triste constatação? Como envolver a sociedade e partir para alternativas viáveis e exequíveis? Essas são as perguntas que os Poderes Públicos e a comunidade devem se fazer cotidianamente.

Mas, cabe aos Poderes Públicos, numa primeira instância, agir – e estimular a discussão e a tomada de decisões. Não se pode continuar a relegar a um segundo plano uma questão tão importante como essa. Enquanto nada for feito de efetivo, jovens continuarão à mercê dos traficantes, dos apelos ilusórios de uma vida fácil, pautada pela criminalidade e pela falta de perspectivas de um futuro melhor.

Que todos nós, sociedade civil, saibamos valorizar o tema, que é, sem dúvida, fundamental para o avanço do nosso município.

Nota do Blog: Os políticos não conhecem nem o ódio nem o amor. São conduzidos pelo interesse e não pelo sentimento.

(*) Sobre o Autor - PAULO CAMINHA é jornalista e doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Paulo Caminha é jornalista profissional desde 1980. Trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV). Atualmente é jornalista e professor universitário aposentado.

E-mail: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br


Nenhum comentário: