04/06/2013

Hospital de Canavieiras pede socorro



PAULO CAMINHA (*)
Jornalista Correspondente

Só pode ser muito caro o custo do funcionamento decente e digno de um hospital como o Hospital Regional Regis Pacheco (foto). Agora: Será que esse custo é impagável?

Afinal, um Município como Canavieiras tem ou não tem condições de ter - funcionando decentemente - um hospital como o Hospital Regional Regis Pacheco?

Os fatos estão aí para demonstrar que, das duas, uma: 1) ou não tem; ou 2) tem, mas os governantes, não querem.

Não me vem outra explicação para a situação atual do Hospital Regional Regis Pacheco cinco meses depois do prefeito Almir Melo (PMDB) ter assumido o governo do Município.

Reconheço que ele recebeu o Hospital Regional Regis Pacheco numa situação muito ruim. Deplorável. Uma situação de verdadeira calamidade. Mas, sobre os cinco meses do Governo Almir Melo, o quadro só fez piorar, segundo informações.

Não quero acreditar, que essa piora seja uma determinação do prefeito. Até porque não há razão para isso. O povo o consagrou com uma vitória fulminante em 7 de outubro de 2012. O dever do prefeito era, no mínimo, ser grato à generosidade do povo canavieirense; e, - por gratidão - poder chegar hoje, já que não pôde antes, e dizer: "Tá aqui a conseqüência do seu voto. Outra coisa não pude fazer. Mas, hoje, - enfim - posso entregar a Canavieiras um hospital digno do seu povo; um hospital de respeito e que garante ao povo um atendimento com o respeito e a dignidade que merece".

Infelizmente, não é isso que acontece. A conseqüência do voto tão esperançoso que o povo deu ao Prefeito Almir Melo e que está refletida na situação do Hospital Regional Regis Pacheco hoje, desilude, decepciona e desencanta.

Agora, eu não entendo, como é que não tem dinheiro pra dar ao Hospital Regional Regis Pacheco condições dignas de funcionamento e tem pra outros setores do governo que, nem de longe, podem ter a sua importância comparada à importância de um hospital como o Hospital Regional Regis Pacheco.

Não se diz que governar é administrar prioridades? O que, em Canavieiras de hoje é mais prioritário do que o Hospital Regional Regis Pacheco?

Por mim, enquanto não tivesse condições financeiras de garantir um atendimento hospitalar digno no Hospital Regional Regis Pacheco, no seu dia-a-dia, o prefeito não deveria aplicar em qualquer outro setor da administração um único centavo da limitada e insuficiente arrecadação desta pobre Canavieiras.

E mais: Por mim, um governante sério iria lá pra dentro e só sairia quando a coisa estivesse funcionando como o povo merece que funcione.

Descaso - Moradores denunciam que no Hospital Regional Regis Pacheco, mantido pela prefeitura local, falta tudo: médicos, medicamentos, luvas, funcionários, raio-x etc. Um verdadeiro descaso!

Fale com o Editor: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br

Nenhum comentário: