04/06/2013

Canavieiras e a onda de criminalidade

Por PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

A verdade é uma só: quando se existe vontade para fazer valer as políticas públicas, tudo acontece. Canavieiras vinha passando por um momento de caos diante da insegurança. A sociedade saiu as ruas e se mobilizou, cobrou dos poderes políticos. O Blog entrou na campanha e também fez a sua parte, mostrando a realidade, que chegou a ferir.

Esse esforço, pelo que estamos vivendo em nossa cidade, valeu a pena. A Polícia Militar, com o comando do major Washington Luiz Paraíso da Fonseca, ganhou nova roupagem. Carros da PM fazendo ronda pela cidade, abordagem e mais abordagem, passando a sociedade uma sensação de segurança. Tudo isso, reflexo da competência do agente militar, mas também do protesto da sociedade.

A questão da segurança pública estava se tornando cada dia mais complexa, especialmente, devido à obviedade da solução: repressão pura e simples. Enquanto as autoridades fechavam os olhos para esse problema, a sociedade chorava lágrimas de sangue, muitas vezes com entes queridos mortos devido a criminalidade. Um desses casos foi o foi o assassinato de Luiz Daniel, 46 anos, ex-bancário que foi brutalmente morto em sua residência. O caso caiu no esquecimento e até o momento não acharam os culpados.

Sem esse combate efetivo, os criminosos continuarão a cometer delitos, cada vez em maior número e com mais violência. A Polícia Militar tem que fazer a sua parte, a Polícia Civil na cidade precisa ganhar novos reforços, como pessoal, equipamentos e armamentos; já a sociedade precisa redobrar a atenção quanto a segurança e denunciar as autoridades.

Espera-se que essa mobilização tenha continuidade, que os índices de violência continuem em queda e que sirva-se de exemplo, pois quando a sociedade cobra as coisas começam a funcionar. Em 2016, haverá eleições municipais, é o maior momento de uma sociedade se expressar e escolher seus representantes. Essa é a hora de fazer valer o direito de escolher bem, para no futuro termos representantes competentes e a altura para resolver nossos problemas.

A onda de criminalidade está caindo, mas não podemos cochilar, pois os bandidos estão assustados, mas não foram embora. Canavieiras vive um momento de paz, porém a guarda tem que continuar atenta. A onda passou e esperamos que ela não volte tão cedo para cá.

Fale com o Editor: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br

Nenhum comentário: