03/06/2013

Canavieiras e o papel da assessoria de IMPRENSA



A assessoria de comunicação de um órgão público é o canal diário por meio do qual a imprensa obtém informações sobre as realizações de um governo ou de uma administração.

Os governos e as administrações detêm tantas informações que precisam de um modo eficiente de distribuí-las aos cidadãos e é aí que entra o papel do Assessor de Comunicação.

Nas cidades do interior, principalmente as pequenas, as prefeituras criam as suas Assessorias de Comunicação para fazer a publicidade e informar as realizações da sua gestão. O cidadão que ocupa o cargo de Assessor de Comunicação tem o dever de transmitir estas informações, norteado pelo o principio da impessoalidade e imparcialidade, utilizando uma linguagem de maneira clara e objetiva, para que o público alvo, que é o cidadão, possa fazer uma leitura compreensiva do que está sendo publicado e formar sua opinião.

Em Canavieiras existem vários blogs e sites que trabalham diariamente para informar a população. No entanto nenhum deles recebem as informações da Assessoria de Comunicação da prefeitura.

É preciso que as informações de caráter público e oficial cheguem a todos os meios de comunicação, sem descriminação, sem privilegiar uns em detrimento dos outros, sob o risco de uma informação oficial se tornar "oficiosa". Agora, Se alguém recebeu e não divulgou ou não tem interesse de receber, é outra coisa.

A democratização da informação e da comunicação oficial do município é uma conquista da nossa sociedade, sendo necessária para que os meios de comunicação possa levar o que está acontecendo na gestão pública do município ao cidadão.

Fale com o Editor: paulorobertodasilvap@yahoo.com.br

Nenhum comentário: