26/06/2012

Quando o retorno à ética é necessário

PAULO CAMINHA (*)
Jornalista

Assiste a um grotesco espetáculo na mídia, no falso brilhante das denúncias à desenfreada corrupção, que maltrata a sociedade brasileira.Isso ocorre diariamente, numa repetição que enfadonha, pois, a gente comum, que precisa e quer resultados, não mais crer em política e, menos, na Justiça.As conseqüências desse comportamento, da maioria dos cidadãos, põe em dúvida o regime democrático.O que vale ser honesto neste país? O que vale pagar impostos? O que vale ser participante? As respostas dadas são as mesmas, pois os cidadãos sentem na carne a insensibilidade, o cinismo a hipocrisia a justificar o atual estado de coisas que vivemos.Será que vivemos?

O afastamento de alguns poucos vereadores da Câmara de Itabuna poderá ser um bom indício de que o país começa a tomar jeito, combatendo a corrupção e punindo seus autores.Mas, sempre o mas, é que não dá para acreditar na sinceridade da maioria esmagadoras dos parlamentares. Razões: continuam eles a ter (duodécimo) à custa do povo incompatíveis com a realidade brasileira: permanecem com dezenas de assessores para coisa nenhuma: influenciam na tomada de decisões das aplicações das verbas: mantêm, indecorosamente, veículo com motorista de cargo dos contribuintes e tantas outras coisas mais.

A indiferença, sintoma grave, dos jovens à política, aos políticos e à busca de soluções para os problemas da comunidade e do país, deve ser, com urgência, revertida.Aos jovens, o crédito do ideal e a construção de utopias; o sonho ainda vive e o amor, pelo Dom de ser amado com intensidade.

Só um verdadeiro “desvio padrão” do comportamento dos políticos, que refletem o poder, para valores imanentes ao homem (honra, dignidade, sinceridade, patriotismo, lealdade) se começará a reconstruir o Brasil, tão almejado.

(*) Sobre o Autor - Paulo Caminha é Doutor em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo-(ECA/USP). Paulo Caminha é jornalista profissional desde 1980, já trabalhou em praticamente todos os principais veículos da imprensa brasileira (jornais, revistas e redes de TV). Atualmente, é professor de Língua Estrangeira e jornalista correspondente do jornal americano The New York Times.

E-mail: paulo_caminha1@yahoo.com.br

Nenhum comentário: