25/06/2012

A estrada é longa

PAULO CAMINHA (*)
Jornalista e Escritor

A estrada é longa e silenciosa. Tenho medo.Não das sombras, nem dos fantasmas que espreitam nas curvas.O tempo não é muito, mas é o bastante para aumentar a minha angústia.Tenho pressa, mas aguardar é o que me sobra.A distância pode ser grande na geografia, mas o sentimento é vizinho.Nem longe nem perto mas é a ausência física que, neste momento me sufoca, me consome, me alucina.Minhas mãos tateiam no escuro e vão tocar o nada...Um perfume no ar.Uma recordação mais forte.O sonho é real.Poso vê-a, posso senti-la.Abraço-me aos fantasmas da última vez e escuto a voz que se ficou numa confissão sumida da despedida que nunca pedi.Deixei escapar um soluço e o pranto se aproveitar para chorar uma saudade que me pegou desprevenido.Finjo uma segurança e tremo ante as reclamações que já são muitas de um tempo tão pouco em horas tão curtas.A estrada é longa e silenciosa.Falta-me a coragem para escapar para dentro dos atalhos convidativos que enfeitiçam a minha solidão.O amor que grita por mim me dá força para não escutar o canto das sereias mentirosas.Tudo é tão mágico! Ainda acredito na ilusão de ontem. Apego-me às esperanças da dúvida do manhã com todas as certezas do meu hoje.Amanhã será um novo dia...Tento convencer-me.É preciso.

Havia um soluço na voz na hora do adeus.Havia um desespero no adeus na hora da despedida.Ainda tentei impedi-la com um beijo.Os lábios haviam fugido.Não havia mais corpo para abraçar.Ficou-me um ar pesado, espaço vazio do corpo que se foi. “Amo você” – gritei. “Preciso ir... – disse sem se voltar.O apito do trem traduziu meu grito na curva.Ficou a fumaça indecisa, assumindo formas, desfazendo-se lenta, até sumir, como sumiu o trem, como sumiu a felicidade passageira que chegou apressada e tomou seu caminho, no trem, depois da curva, atrás da montanha, onde mora a esperança, numa casinha branca, onde mora o amor daqueles que ainda se apaixonam...

(*) Sobre o Autor - Paulo Caminha é Doutor em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

E-mail: paulo_caminha1@yahoo.com.br

Nenhum comentário: